Carros para tuning baratos: Top 5 para seu Primeiro Projeto
Iniciar um projeto automotivo é o sonho de qualquer entusiasta. Contudo, nem todo mundo começa com orçamento para importar um Nissan GTR. A boa notícia é que o mercado brasileiro está cheio de carros para tuning baratos. Eles servem como bases incríveis, seja para estética, performance ou até mesmo para o drift.
Portanto, se você está procurando sua primeira “lasanha” para cuidar na garagem, este guia foi feito para você. Selecionamos as melhores opções de carros para tuning baratos considerando três fatores: a disponibilidade de peças, a facilidade mecânica e, principalmente, o potencial de modificação.
O que torna um carro uma boa base para projeto?
Antes de abrir a carteira, você precisa entender o “tripé” de um bom projeto de entrada. Basicamente, procure por:
- Mecânica Robusta: O motor aguenta desaforo (turbo ou giro alto)?
- Mercado de Peças (Aftermarket): É fácil achar peças de performance?
- Custo Inicial: O carro cabe no bolso?
Abaixo, listamos os 5 candidatos que cumprem esses requisitos.
1. Volkswagen Gol ou Parati (Motor AP)

Não tem como fugir do clássico. Primeiramente, a linha quadrada (G1) ou “Bolinha” (G2) equipada com motor AP é a verdadeira escola de mecânica do Brasil.
- Por que escolher: O motor AP é o “Lego” da mecânica nacional. Além disso, você encontra kits turbo em qualquer esquina.
- Foco do Projeto: Performance (Turbo), Arrancada ou Estética “Euro Look”.
2. Chevrolet Chevette (A Lenda da Tração Traseira)

Em segundo lugar, se o seu sonho é andar de lado, o Chevette é a porta de entrada mais barata para o mundo da tração traseira no Brasil.
- Por que escolher: Ele é leve e possui a tração traseira que os puristas amam. Consequentemente, tem um estilo clássico que valoriza muito.
- Foco do Projeto: Drift, Estética Clássica ou Swap de motor.
- Atenção: A lataria costuma sofrer com ferrugem. Por isso, verifique o assoalho.
Dica de Garagem: Vai comprar um carro antigo? Veja nossa recomendação na categoria de Ferramentas e Garagem para saber o que ter à mão.
3. Honda Civic (Gerações 5 e 6 – 1992 a 2000)

Este é, sem dúvida, o favorito da cultura JDM (Japanese Domestic Market). Embora o preço tenha subido, ainda é uma das melhores opções.
- Por que escolher: Possui suspensão independente nas quatro rodas (Double Wishbone), o que oferece uma dinâmica incrível.
- Foco do Projeto: Stance, Kanjo ou Performance Aspirada.
4. Chevrolet Astra ou Vectra (Motor Família 2)

Em contrapartida, se você quer um projeto mais confortável, a linha GM com motor Família 2 é imbatível no custo-benefício.
- Por que escolher: O motor 2.0 da GM é extremamente resistente e “torcudo”. Diferente dos populares, já vem com ar-condicionado e conforto.
- Foco do Projeto: Daily Car com “veneno” leve ou Turbo de rua.
5. Fiat Uno 1.5R ou 1.6R (Mille com Swap)

Por fim, temos a famosa “Botinha Ortopédica”. O Uno é extremamente leve, o que faz com que qualquer ganho de potência o transforme num foguete.
- Por que escolher: Peso. A relação peso/potência do Uno é fantástica.
- Foco do Projeto: Track Day ou Sleeper.
Conclusão
Escolher entre os melhores carros para tuning baratos depende do seu objetivo. Se quer drift, vá de Chevette. Entretanto, se quer potência bruta, vá de AP.
O importante é começar. Já escolheu sua base? Deixe nos comentários!